Livros publicados
Psicodrama e neurociência
Este livro apresenta algumas descobertas da neurociência, que estão revolucionando a prática psicoterapêutica, e suas articulações com os pressupostos do Psicodrama e as contribuições de Rojas-Bermúdez. Aborda o relacionamento terapêutico e os mecanismos de mudança numa perspectiva neuropsicológica. As ideias de imagem psicodramática, técnica de construção de imagens e objeto intermediário e intra-intermediário são apresentadas, enriquecidas com casos clínicos.
Grupos: intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático
Este livro aponta novos rumos para a prática sociopsicodramática e sua aplicação nas políticas públicas. Contém relatos de experiências de diversos profissionais segundo a visão socioeducativa, exemplificando como a intervenção permite ampliar o conhecimento e a consciência dos participantes, além de transformar os limites em desafios. Um dos capítulos é de autoria de Heloisa Fleury, no qual apresenta a intervenção grupal socioeducativa de tempo limitado.
Sociodrama
Este livro apresenta diversas leituras do Sociodrama brasileiro, sempre utilizado como ferramenta de transformação social. Alguns dos coautores convidam para uma reflexão sobre a estrutura do Sociodrama, com capítulos mais teóricos. Outros exemplificam a ação concreta e mostram como atuam diversos psicodramatistas, com referenciais para estudantes e profissionais.
Praticas grupais contemporâneas
Os colaboradores deste livro são profissionais que trabalham em diferentes atividades sociais e têm em comum o fato de pensarem e agirem de forma questionadora. Essa prática reflexiva lhes permite transformar os problemas humanos, estimulando uma conversação fértil e viva com os participantes. Seu papel passa a ser descolonizador, político e espiritual.
Coleção Intervenções Grupais
Na Diretoria da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), Heloisa Fleury e Marlene Marra identificaram grandes mudanças no Psicodrama brasileiro. Nesta coleção, composta de quatro volumes, elas apresentam intervenções inéditas de profissionais reconhecidos de diferentes regiões brasileiras, em novos contextos de aplicação, representando o potencial ampliado do Psicodrama brasileiro atual.
Nos direitos humanos
Este livro apresenta intervenções grupais abordando temas como desenvolvimento sustentável, promoção de cidadania de grupos excluídos, capacitação para promotores de saúde e conselheiros de direitos da criança e do adolescente. Todos abordam questões emergentes da sociedade.
Nas organizações
Este livro traz novos modelos de aplicações do Psicodrama e do Sociodrama em diferentes contextos organizacionais, como empresas e hospitais. Apresenta uma prática renovada que articula aspectos sociais, educacionais e éticos, visando prevenir problemas, estimular o intercâmbio de ideias e valorizar a competência de cada um e do grupo.
Na educação
Este livro apresenta intervenções que abordam questões ligadas à complexidade das interações sociais na prática educativa e formadora. Aborda temas como exclusão e rejeição, construção da identidade pessoal e do grupo, construção da cidadania e outros ligados aos desafios para a ocupação democrática do espaço social.
Na saúde
Este livro traz diferentes modelos de intervenção grupal, tendo em comum a proposta de promoção da saúde, tornando as relações grupais um espaço de transformação. Aborda temas como saúde social, divórcio ou separação dos pais, climatério, situações traumáticas no trabalho e obesidade.