Heloisa Fleury
Psicóloga com mais de 30 anos de experiência em psicoterapia. Além da atuação clínica, exerce atividades acadêmicas e de pesquisa em instituições reconhecidas, produzindo conhecimento e visando ao constante contato com inovações em Psicologia.
Docente em Pós-Graduação
Fundadora e Docente do Instituto de Ensino, Extensão e Pesquisa Aprender Vivo. Atuou como docente no Instituto Sedes Sapientiae, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e em outras instituições como docente convidada.
Palestrante
Palestrante convidada em congressos nacionais e internacionais.
Livros e artigos
Organizadora de oito livros, publicou também capítulos em livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais.
Experiência em gestão
Além de psicóloga clínica, também foi gestora em instituições nacionais e internacionais. Atualmente, está na função de Presidente da Diretoria Executiva da IAGP, é membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) e membro do Comitê Científico e de Pesquisa da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS).
International Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP)
Minha história na Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais (IAGP) começou há 20 anos, desde quando me afiliei à associação!! Nessa época, eu começava minha participação na Diretoria Executiva da Febrap. A convite do amigo José Fonseca, iniciamos uma rica parceria com a IAGP, representando o Psicodrama brasileiro, o que culminou com a organização do 16º Congresso Internacional da IAGP, em 2006, que foi uma excelente oportunidade de troca com colegas de 45 países e de apresentação do nosso Psicodrama aos mais de mil participantes. Esse congresso deu visibilidade à pujança do Psicodrama e outras práticas grupais na América do Sul. Fui membro do Board da IAGP por nove anos, inicialmente como coordenadora do Programa Científico do Congresso, depois como coordenadora da Seção Transcultural, Tesoureira e atualmente Presidente do Executivo da IAGP. Ao final de um período de participação mais ativa, fui agraciada com o título de fellow, em 2012. Foram oportunidades de crescimento pessoal e profissional, participando das reuniões e dos congressos, convivendo com pessoas de diferentes culturas e de diferentes abordagens teóricas. Após tantos anos, reconheço a importância dessas experiências no meu crescimento pessoal e profissional, mas a riqueza maior foram os amigos do mundo todo.
Recentemente, fui eleita Presidente da IAGP 2022-2025.
Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap)
Minha história na Febrap começou na sequência da minha atuação como docente, coordenadora de ensino e coordenadora-geral do departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes). Participei inicialmente das reuniões da Febrap, representando o DPSedes até ser convidada para a Diretoria Administrativa-Financeira da Federação, em 1987. Depois fui eleita Presidente (biênios: 1999-2000 e 2001-2002). Em 2003, apresentei, em Istambul, Turquia, a proposta da Febrap para sediar o 16º Congresso Internacional da IAGP. Nessa ocasião, apresentei um pôster produzido como avaliação final da gestão 2001-2002 da Febrap, encerrando meus seis anos na Diretoria Executiva, no qual expressava a diversidade das práticas grupais no Brasil. Esse pôster foi agraciado com o Prêmio Abdulkadir Ozbek Award. Passei a atuar mais ativamente na IAGP, organizando o Congresso Internacional e depois em diferentes funções na Diretoria. Em 2012, recebi o honroso convite para a função de editora da Revista Brasileira de Psicodrama, publicação oficial da Febrap, atividade que mantenho até hoje. Sou muito grata pelas oportunidades que tive de acompanhar de muito perto a evolução do Psicodrama e das práticas grupais no Brasil e no exterior.